Blog

Como lidar com os impactos do COVID-19 em seu negócio?

27/03/2020 publicado por: Perossi

Não há precedentes em relação ao que estamos vivendo no momento atual. Crises existem, existirão, assim como também acabarão.

Contudo, o momento é de ansiedade, angústia e sabemos: não há uma fórmula pronta para lidar com este problema mundial.

Em um cenário de incerteza, e até mesmo desesperador, é preciso não entrar em pânico, mas sim, respirar e buscar soluções.

Afinal, a crise não será eterna, a pandemia irá acabar. Portanto, antes de mais nada, mais do que nunca, talvez em toda nossa existência, nunca foi tão necessário nos mantermos – na medida do possível, serenos e racionais.

Racionais, no sentido de não se deixar levar pelo turbilhão de informações em excesso, algumas vezes até mesmo desencontradas, não é mesmo?

Manter a racionalidade, para quando tudo isso passar, o seu negócio se manter ainda ativo, à frente e preparado.

Dito isso, a pergunta que não quer calar e que ecoa nos 4 cantos do universo é a seguinte:

Como minimizar os impactos do COVID-19 nos negócios? Embora não haja uma receita de bolo, podemos refletir sobre o tema e juntos, encontrarmos algumas alternativas e soluções. Esta é a proposta do post de hoje e te convido a participar.

Marketing de conteúdo em tempos de COVID-19: sobre o que devo postar?

Não há um consenso sobre falar unicamente sobre a pandemia e assuntos relacionados, ou sobre continuar seus conteúdos conforme seu planejamento antes da explosão da crise.

Se você falar sobre questões relacionadas ao COVID-19, poderá ser alvo de críticas, e se você ignorar a crise e continuar seu planejamento de conteúdo, conforme já havia estabelecido, também não estará imune. Afinal, poderá dar a impressão de estar “alheio” ao que acontece.

Bom-senso em relação ao discurso adotado é fundamental. É preciso tomar MUITO CUIDADO para não queimar a imagem da sua empresa ou negócio, quando mencionar o Coronavírus.

Ao fazer seu conteúdo, se você não for especialista da área da saúde, em hipótese alguma aborde a questão como um expert.

Covido 19 e os negócios

Outra dica, que acredito ser essencial é: NUNCA USE O CORONAVÍRUS COMO ARGUMENTO DE VENDA.

Você não precisa fingir que o problema não existe, mas você pode abordá-lo sob a perspectiva da dor da sua audiência.

Por exemplo, sua academia de Crossfit está fechada, correto? Disponibilize aulas online, mostre que você quer que seu público se mantenha saudável. Produza conteúdo que traga valor pra vida das pessoas.

Seu restaurante teve que fechar devido a quarentena, não é mesmo? Além do delivery, disponibilize dicas para uma melhor alimentação no blog do seu negócio, redes sociais, etc.

Todo mundo tem como ajudar, apoio mútuo, na minha visão, é a palavra-chave do momento.

E a campanha de vendas? O que eu faço?

Todos precisam de receita, este é um fato que não podemos negar. Porém, o que fazer agora?

O momento é delicado e apreensivo. Na minha visão, devemos nos espelhar nos bons exemplos de algumas empresas e em como estão lidando com o contexto atual.

Por exemplo: empresas de alimentação, podem focar no delivery. É algo que as pessoas precisam, especialmente agora em quarentena, certo?

Por outro lado, a CVC, empresa que vende pacotes de viagem, até sinalizou ao público que diante do contexto atual, o melhor é se programar para viajar depois.

O que as empresas de segmentos que foram impactados de forma diferente diante do Coronavírus tem em comum? O fato de não pausarem o relacionamento com os clientes.

Mesmo que você não venda agora, nunca foi tão importante nutrir o relacionamento com seu público.

Conteúdo agora é importante, sempre foi, contudo, com as pessoas mudando hábitos e ocupando ainda mais o espaço digital, quem conseguir ser relevante, trazer soluções com seus conteúdos e conhecimento, terá maiores oportunidades de sobreviver no mercado.

Gere valor pra sua audiência, fortaleça sua marca, não apenas demonstre, mas tenha EMPATIA (mais uma palavra-chave para o momento atual).

As pessoas irão se lembrar disso lá na frente.

É errado vender em um momento atípico como agora?

Seu serviço ou produto atende uma necessidade no momento de crise? Se sua resposta é sim, então você está no caminho certo.

Talvez seja importante você adaptar seu produto e serviço para as necessidades reais do seu público. Ele precisa fazer sentido na vida das pessoas.

Repensar margem de lucro, diminuindo-a devido a crise, e encontrar a forma correta de apresentar esse produto ou serviço, é uma alternativa.

Vai passar…

Diante da realidade atual, além da questão de saúde pública, medo e apreensão, a economia parada e a incerteza, são fatores que abalam a todos, isso é indiscutível.

O isolamento social não é algo fácil. Algumas pessoas conseguem lidar bem com isso, outras não.

Mas, ter em mente que tudo vai passar e que as coisas, aos poucos, voltarão à normalidade, é uma forma de manter a cabeça saudável e o coração esperançoso.

É histórico: todas grandes crises, tanto locais quanto mundiais, foram sucedidas por uma grande retomada. Repense estratégias, reinvente-se, aposte na criatividade, que quando tudo passar, você terá sobrevivido a este cenário caótico atual.

Para concluir, cito aqui duas das grandes referências do Marketing Digital, do Brasil e do Mundo.

Começando pelo Vitor Peçanha, da Rock Content:

– Cuide de sua marca, tome cuidado com qualquer postagem, não seja oportunista.

– Mude um pouco seu foco para gerar conteúdo relevante para o momento. Ser útil é o mais importante.

– Ajuste seu discurso de vendas. Não ponha pressão, todo mundo está passando por um momento difícil

– Continue com o trabalho de SEO. O Google não vai sumir durante essa crise.

– Tenha paciência, foque em criar oportunidades futuras.

E Neil Patel:

– Não explore a situação.

Já sabe, se precisar, estamos à disposição!

Atenção: para se informar a respeito da pandemia de Coronavírus, acesse sites confiáveis como:

  • Ministério da Saúde: portal oficial com informações sobre tratamento, quadro epidemiológico e outros tópicos relacionados (em alguns horários, o site pode ficar sobrecarregado);
  • Portal Fiocruz: acesse para conferir perguntas, dúvidas, vídeos e informações em geral sobre a COVID-19;
  • Anvisa: orientações para prevenção do contágio, protocolos, planos de contingência e divulgação das ações realizadas pela Anvisa;
  • OMS: boletins oficiais divulgados pela Organização Mundial da Saúde sobre o avanço do Coronavírus (em inglês).

Luís Roberto Perossi é redator e empreendedor na Perossi Conteúdo e Ahsakô Digitais.

Publicado originalmente no Linkedin

 

Tags: #Covid 19 #Empreendedorismo #Negócios
Falar no whatsapp
Posso ajudar?
Olá, posso te ajudar?