Blog

Como vender e gerir cursos online?

04/03/2021 publicado por: Luís Perossi

Um dos principais objetivos de um curso online é o de transmitir de forma prática, ágil e simples, conhecimentos , treinamentos e conteúdos relevantes.

Você já pensou em compartilhar seu conhecimento, atingindo uma infinidade de pessoas? Mais do que isso, já imaginou gerar vendas com isso? Essa possibilidade existe, tendo como ferramenta uma plataforma EAD.

Quer saber como vender e gerir um curso online? Te conto mais a seguir, me acompanhe nas próximas linhas e perceba o quão vantajoso pode ser para você, investir numa plataforma de ensino a distância.

Cursos online: benefícios para quem vende e para quem compra

A possibilidade de oferecer cursos online é vantajosa para todos, para o aluno, para a instituição de ensino, profissional liberal, professor, etc.

Isso pelo simples fato de que com  o uso de uma plataforma de ensino a distância, todos saem ganhando.

Basta pensarmos que:

  • Com um curso online, temos a diminuição nos gastos, tanto com deslocamento quanto com a estrutura física, muitas vezes necessária para o treinamento/aula;
  • Há o fator flexibilidade, que ajuda sobretudo na questão de datas e horários, que podem ser problemas quando falamos em cursos em locais físicos;
  • Fato custo X benefício, extremamente atraente, tanto para quem oferece o produto curso online, quanto para quem procura e usufrui, entre tantos outros aspectos relevantes.

Cursos online: motivos para ter o seu próprio produto

Se você tem um conteúdo relevante para abordar com seus alunos, funcionários, equipes de vendas, entre outros, tal fato por si só já justificaria o motivo pelo qual, você deve investir em ter o seu próprio curso online.

Mas há muitos outros aspectos importantes e que contarão a favor dessa opção. Por exemplo:

  • Construção de sua autoridade e reputação

Seja sua imagem pessoal, de sua instituição de ensino, empresa e /ou organização,  ao oferecer cursos online no mercado, você passa a alavancar seu nome, autoridade e reputação na área em que atua. Com isso, ganha em credibilidade, conceito e divulgação do seu trabalho.

  • Disponibilidade plena

O fato de disponibilizar um curso online acarreta no benefício de estar acessível 24 horas por dia, 7 dias por semana, criando assim uma imagem extremamente positiva.

  • Possibilidade de adotar ferramentas de Marketing Digital para divulgação

Uma das ferramentas de maior potencialidade em vendas no universo digital (o mesmo contexto onde seu curso estará inserido), é o Marketing Digital. Criando um curso online de alto nível, é possível lançar mão das mais importantes “engrenagens” da “máquina” chamada Marketing Digital, como o Marketing de Conteúdo, por exemplo.

Vender e gerir cursos online: como fazer?

Adotar uma plataforma EAD para a gestão plena do curso, é o passo a seguir, após a criação do curso online.

Feito isso, é importante buscar maneiras adequadas para fazer com que o material alcance o público ideal para o curso online concebido.

Uma das melhores formas de vender ele é exatamente, por meio do Marketing Digital.

Algumas dicas nesse sentido são:

  • Utilizar uma plataforma de EAD que possua todas as funcionalidades essenciais para o melhor funcionamento do curso online comercializado;
  • Identificar o público-alvo e desenvolver as personas, referentes ao produto( personas são a representação do seu cliente ideal);
  • Criar promoções e descontos;
  • Oferecer aulas grátis;
  • Investir em conteúdo de blog e redes sociais.

Claro, há muitas outras possibilidades a se explorar neste campo de cursos online. Por isso, retomaremos o tema em breve para explorar mais a fundo. Enquanto isso, me responda: você possui um curso online ou gostaria de vender um pela internet?

Quais suas maiores dúvidas e dificuldades enfrentadas até aqui? Conte pra nós! Obrigado pela atenção, nos falamos em breve!

Conteúdo publicado originalmente no blog Concpts.Solutions 

Luís Roberto Perossi | Redator e professor, com formação em Letras, sou viciado em café, punk rock e literatura. Apaixonado por Marketing de Conteúdo e entusiasta de Tecnologia

Tags:
Falar no whatsapp
Posso ajudar?