Blog

Marketing de Conteúdo e Empreendedorismo: vale a pena?

19/09/2019 publicado por: Perossi
Ultimamente tenho recebido várias perguntas de pessoas interessadas na arte de empreender. Muitas do mesmo nicho que atuo, ou seja, gente que quer ter seu próprio negócio, seja como redator (a), seja montando uma agência de Marketing Digital.
A princípio, pensei: preciso falar pra esse público em um canal acessível e que comporte uma linguagem mais descontraída e informal. Como uma troca de ideia com colegas de trabalho, ou até com amigos na mesa do bar, saca?
Oras, e qual canal senão o blog , seria o mais indicado? O blog ótima ferramenta para essa finalidade, então, aqui estou!
Bora então trocar uma ideia sobre redação, conteúdo, Marketing Digital e Empreendedorismo? Então vem comigo!

Marketing de Conteúdo e Empreendedorismo: principais perguntas

Dentre os questionamentos que recebo, o principal é sem dúvidas: ” Vale a pena? – seguido do desabafo: “Estou quase desistindo de seguir”.
Isso me fez refletir, sobretudo, quando me deparei frente alguns percalços do cotidiano relacionados ao trabalho. Não posso afirmar que tenho razão, que estou certo e que o que direi nas linhas a seguir, é a verdade definitiva- NÃO! 
Mas é uma visão de quem já carrega uma certa bagagem atuando no setor. Como bem disse o poeta, “TUDO VALE A PENA, SE A ALMA NÃO É PEQUENA”.
E completo, dizendo: Vale a pena, mas não é (não costuma ser) nada fácil. Antes de tudo, é importante que você tenha em mente que é preciso ir à luta. Você vai ouvir muitos nãos,  e você vai errar bastante e precisa se preparar para isso.
Portanto, é  preciso que você jamais deixe de acreditar em você.
Claro, cada pessoa sabe qual sua realidade, o que busca, onde quer chegar ( e algumas sequer tem esse nível de consciência).
Mas, se você quer ter sua empresa, como eu fiz, precisa ter foco, perseverança, disciplina e acima de tudo, deixar de lado a visão romântica da coisa. Aquela visão  da qual sempre nos venderam o tal do empreendedorismo.
Aquele clichê de que agora você não terá patrão, que “tá sempre de boa”, trabalha quando quer, etc.; ESQUEÇA!
Claro, você ganha em autonomia, independência, pode até fazer seu horário, mas… (sempre tem um mas…)…
Na verdade, cada cliente conquistado, é como se fosse seu “patrão”, embora eu veja cada cliente como parceiro- se ele ganha, eu ganho, e vice-versa.
Você terá que construir, tijolo por tijolo, sua escada para a evolução, construindo também sua reputação no meio em que atua.

Marketing Digital: quer ser foda? Então nunca pare de estudar!

 

Como em toda profissão, quem atua no Marketing Digital deve ter curiosidade, não ter medo de experimentar, testar as coisas.
Sobretudo neste mercado tão acirrado, será importante se atualizar, se aperfeiçoar. Você tem que fazer acontecer, fazer você mesmo e se dedicar.
Vai ter dia que será lindo, você fechará contratos bacanas, vai pensar: “Nossa, isso é tudo o que eu sempre quis!”. Mas,  terá outros dias, que você , caro Padauan, deverá lidar com os entraves e barreiras.
Isso vai desde grosserias das pessoas, até a desvalorização do seu trabalho, e tantos outros desafios, que, se você não tiver força, determinação e autoestima, poderá por tudo a perder.

Aconteceu comigo, acontece com todo mundo

 

Eu poderia escrever um livro sobre todos os dias de céu cinza que me fez questionar se deu deveria seguir. Certa vez, me  frustrei em uma negociação  que me parecia perfeita. Fiz todo o planejamento do trabalho que seria realizado para o cliente, defini a proposta, facilitei o pagamento, e ele dava todos os indícios de que iria fechar o negócio.
No entanto, o cara simplesmente desistiu, pois, segundo ele, havia falido. Claro, deu aquela pontada de pesar no peito. Mas o ápice da história não foi o cliente em si. Eu realmente fiquei chateado, afinal, tinha tudo pra dar certo, sabe?
Mas o grande “X” da questão foi o que aconteceu na sequência.  De forma aleatória, olhando o feed do Instagram, seja por acaso, seja por destino, tomei conhecimento da história de um empreendedor  chinês chamado Jack Ma.
Ele é o nome por trás do império denominado Alibaba Group. De acordo com a revista EXAME, Jack Ma tem uma fortuna de aproximadamente US$ 27,6 bilhões.
O empreendedor chinês comentou certa vez, que quando desempregado foi em busca de uma das 23 vagas que a rede de fast-food  KFC oferecia na época.
Para termos uma ideia, 24 pessoas se candidataram para as tais 23 vagas, e apenas uma  pessoa foi reprovada, e essa pessoa foi quem? Exatamente o chinês bilionário.
O que dá pra concluir dessa história e da vivência de todos nós?
Que há tempo para tudo. Que, se você, de fato acredita no que você faz, tem um propósito na vida,  sonha e quer realizar, você não pode e não deve desistir.
Os dias ruins surgirão e, ao contrário do que a gente pode pensar, servem pra nos fortalecer, e não pra desistir.
No Marketing de Conteúdo, no Inbound Marketing e Marketing Digital, você está imerso em uma grande aventura.
E nas outras áreas de negócios e do conhecimento, também. Então te deixo aqui uma pergunta: até que ponto você está disposta (o) a encarar os desafios e se aventurar no mundo do empreendedorismo?
Me conta aí! Aproveita pra fortalecer a FanPage: Facebook 
Até a próxima, queridos (as) leitores (as).
=)
Tags: #Empreendedorismo #Marketing de Conteúdo #Marketing Digital #Negócios #Redator
Falar no whatsapp
Posso ajudar?
Olá, posso te ajudar?