Blog

Redator de conteúdo x redator copywriter

10/02/2020 publicado por: Perossi

Redator de conteúdo x redator copywriter: qual a diferença?

Você já parou para pensar nas diferenças entre os profissionais produtores de conteúdo?

Mais precisamente no que se refere à redação, há termos comuns que, no entanto, são confundidos por quem não está inserido no Marketing Digital ou não é especialista na escrita.

Por exemplo, sabia que redator de conteúdo não é o mesmo que um redator copywriter? Porém, o redator pode agregar tal conhecimento e se tornar um especialista em estratégias de copywriting.

Quer entender melhor essas diferenças e descobrir qual o melhor serviço para o seu negócio, quando pensamos em conteúdos para a internet ou até mesmo conteúdos físicos?

Então não perca essa oportunidade e continue a leitura desse artigo!

Redator de conteúdo x redator copywriter: dois lados de uma mesma moeda

 

Ao pensar em em contratar um redator comum, é recorrente associar apenas a alguém que escreve bem, que produz textos para blogs, redes sociais, etc.

Se trata de um profissional de extrema importância em seu negócio, afinal ele desempenha as seguintes funções:

  • Ele é o responsável por alimentar seu blog;
  • Nutrir seu site com conteúdos relevantes;
  • Tirar dúvidas de seus clientes por meio de textos informativos;
  • Estabelecer relacionamento com seus potenciais clientes;
  • Trazer visitas ao site com ótimos conteúdos, especialmente se souber trabalhar estratégias de SEO e realizar pesquisas de palavras-chave, por exemplo.

Porém, quando trabalhamos estratégias de Inbound Marketing e produzimos conteúdos com foco nas personas e estágio do funil de vendas, é de extrema importância que seu time de redatores saibam alinhar o conteúdo para que o lead de um passo à frente e feche negócio.

E é exatamente aqui que o redator copywriter se faz necessário. Todo profissional copywriter é um redator, porém, nem todo redator é necessariamente capacitado para ser copywriter.

Como define perfeitamente o blog da Rock Content:

“Copywriter é o profissional responsável por produzir conteúdos com uma finalidade bem específica: persuadir o leitor a uma ação. Para escrever uma boa “carta de vendas”, como sua escrita também é chamada, o Copywriter precisa dominar várias técnicas de escrita e gatilhos mentais.”

Um texto “copy” chama o leitor/persona, para uma ação. Essa ação pode ser, por exemplo:

  • Assinar uma newsletter;
  • Inscrever-se em um canal no YouTube;
  • Comprar um produto;
  • Assinar um serviço;
  • Realizar o download de um e-book, entre outros.

Ao saber trabalhar os gatilhos mentais e desenvolver uma escrita persuasiva, o redator copywriter complementa ao texto da redação.

Afinal, se no início do relacionamento com sua persona, o conteúdo para o lead precisa ser mais educativo, informativo, preparando o leitor para comprar futuramente a solução que o seu negócio oferece, no fundo do funil é o momento da persuadir. Ou seja, é a decisão de compra!

Neste momento, o copywriter deve entrar em campo pois o foco é fechar a venda. Exatamente por isso, é comum que os bons copywriters invistam ainda em outros conhecimentos que somem à escrita persuasiva, como:

  •  Neuromarketing;
  • Técnicas de  persuasão;
  • Estudos sobre os princípios da influência;
  • Conhecimento aprofundado no uso de gatilhos mentais, entre outros aspectos.

Ficou com alguma dúvida? Gostaria de bater um papo para identificar em qual cenário sua empresa se encontra e qual melhor opção para a produção do seu conteúdo? Entre em contato clicando aqui. Até a próxima!

Tags: #Conteúdo #Copy #Copywriter #Marketing de Conteúdo #Marketing Digital #Redator