Blog

6 lições de vida extraídas do filme Rocky Balboa

01/03/2021 publicado por: ahsako

Se há um filme que não apenas marcou a minha vida e a de muitas pessoas, como também ajudou na formação do caráter, esse filme se chama Rocky Balboa, e todas as respectivas sequências dessa saga de superação e desafios.

Pensando nisso, selecionei algumas frases do filme estrelado por Silvester Stallone, com as quais, eu aprendi muita coisa e costumo usar como incentivo em determinados momentos da minha trajetória como empreendedor, e claro, também no âmbito pessoal.

Veja a seguir e aproveite para ver se você também se identifica com alguns dos ideais expressos pelo personagem pugilista mais marcante do cinema!

Tenha amor pelo que você faz

Não importa qual seja sua tarefa, ocupação, profissão ou missão. Faça do jeito certo, sem querer levar vantagem ou algo nesse sentido. Vantagem mesmo é fazer com amor, qualquer coisa que você se proponha a realizar.

“Prefiro me arriscar fazendo algo que gosto perdidamente do que me sentir perdido por não fazer o que amo”. (Balboa, Rocky).

É preciso superar expectativas

Balboa no ringue contra Creed

É comum, em determinadas fases da vida, que a gente por um motivo ou outro, se subestime e até se ache menos ou incapaz de realizar algo. É preciso abrir os olhos e entender que na verdade, temos um potencial extraordinário para ir além do que é esperado. Uma das lições que aprendi com o filme, é que nosso maior rival, o verdadeiro inimigo e oponente, é a gente mesmo!
“O seu maior adversário é você mesmo! Acredito nisso no ringue, e acredito nisso na vida.” (Balboa, Rocky).

Rocky Balboa: É preciso assumir a responsabilidade pela sua vida

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Acredito que temos a escolha de assumir se queremos ser protagonistas ou meros coadjuvantes na vida. Sei que parece clichê, mas perceba quantas vezes, nós mesmos não nos jogamos na posição de vítimas, delegando a responsabilidade de nossos erros e derrotas, a terceiros?

Cabe a cada um de nós, plantar, semear e depois colher. O que iremos colher depende do que iremos plantar. E é muito mais fácil nos escondermos da vida, nos situando como vítimas. É isso que você quer pra sua vida?

“Nada de apontar dedos, dizer que você não consegue por causa dele ou dela, ou de quem quer que seja. Só covardes fazem isso e você não é covarde, você é melhor que isso”. (Balboa, Rocky).

Prefira amar do que odiar: mais uma lição de Rocky Balboa

Lembrei de uma frase do rapper Criolo, que diz: “As pessoas não são más, elas só estão perdidas”. Penso muito nessa frase, em especial quando estou no transporte público e percebo a selvageria a qual nos acomete tais situações como ônibus, metrô e trem lotado, trânsito, etc.

As pessoas parecem que vão se engolir e não tem pudor algum em pisar na cabeça uns dos outros, se assim tiver a oportunidade. Então eu mentalizo essa frase, faço uma prece pra aliviar a tensão e compreendo que a maioria das pessoas estão perdidas na correria da vida… perdidas. Mas elas tem um coração, e ele baterá até o último instante de suas vidas.

Se te jogam ódio, devolva amor. Só de não retribuir o mal com a mesma moeda, você já estará fazendo um gesto de amor.
“A última coisa que envelhece é o coração” (Balboa, Rocky).

Só depende de você

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Claro, há vários outros fatores que poderão influenciar nossa trajetória de vida, mas podemos ser mais fortes e não se deixar abater, ir para cima e nos motivar.

Quantas vezes não te falaram que você não seria capaz de fazer algo? Quantas vezes já te desacreditaram e tentaram te ridicularizar?

Quantas vezes, não tentaram podar seus desejos, anseios e sonhos?

Muitas vezes, esse parece ser o modus operandi, e se abaixarmos a cabeça, pode ser que nunca mais possamos levantá-la.

Por isso, só depende da gente reagir, realizar, e se preciso for, ir contra tudo e contra todos, mas em favor da nossa realização- sem atrasar o lado de ninguém!

“O mundo não é um mar de rosas; é um lugar sujo, um lugar cruel, que não quer saber o quanto você é durão. Vai botar você de joelhos e você vai ficar de joelhos para sempre, se deixar”.

É preciso ser forte como Rocky Balboa

Apollo acerta um golpe no peito de Rocky

Ah, o que seria de todos nós, sem as porradas da vida? Quem não se frustrou, quem não levou uma rasteira? Quem não perdeu um ente querido? E a força, ela se apresentou, não foi mesmo?

Não se pode desistir, é preciso muitas vezes suportar a dor e seguir. O tempo ruim passa, é só uma fase, como dizem os Racionais MC’s.

“A vida não é sobre quão duro você é capaz de bater, mas sobre quão duro você é capaz de apanhar e continuar indo em frente”. (Balboa, Rocky).

E você, se identifica com o filme do ‘garanhão italiano’, Rocky Balboa? Qual sua frase preferida? Conte nos comentários!

Tags:
Falar no whatsapp
Posso ajudar?